O norueguês Alexander Kristoff (Katusha) venceu hoje a primeira etapa do Paris-Nice em bicicleta, que continua a ter no seu companheiro de equipa Tiago Machado o português mais bem classificado.

Kristoff impôs-se ao ‘sprint’ no final da etapa entre Saint-Rémy-lès-Chevreuse e Contres, aos franceses Nacer Bouhanni (Cofidis) e Bryan Coquard (Europcar), concluindo os 192 quilómetros em 5:15.18 horas.

A classificação geral continua a ser liderada pelo vencedor do prólogo, no domingo, o polaco Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep), campeão do mundo de fundo, em igualdade com o australiano Rohan Dennis (BMC) e com sete segundos de vantagem sobre o alemão Tony Martin (Etixx-QuickStep), terceiro classificado.

Tiago Machado, que foi o 79.º na etapa de hoje, ‘caiu’ uma posição, para o 25.º posto, a 20 segundos de Kwiatkowski, ligeiramente à frente na classificação de Rui Costa (Lampre-Merida), que ocupa o 30.º lugar, a 21 segundos da liderança, depois de ter sido 74.º numa tirada em que voltou a sofrer uma queda.

Tal como Tiago Machado e Rui Costa, os outros portugueses em prova, Nelson Oliveira (Lampre-Merida), Mário Costa (Lampre-Mérida) e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) também não perderam tempo para o vencedor da etapa, na qual foram 55.º, 116.º e 117.ºs, respetivamente.

Oliveira subiu dois lugares para o 50.º posto, a 28 segundos do líder da corrida, à frente de Paulinho, que ascendeu seis posições para o 75.º, a 32, e de Mário Costa, que subiu 13 para o 118.º, a 45.

Na terça-feira, o pelotão vai enfrentar os 172 quilómetros da segunda etapa da corrida gaulesa, entre o ZooParc de Beauval e Saint-Amand-Montrod, num percurso com uma contagem de montanha de terceira categoria.