Os líderes mundiais de natação em águas abertas vão participar na etapa portuguesa da Taça do Mundo, no sábado, em Setúbal, na única prova do circuito a disputar-se na Europa.

A brasileira Poliana Okimoto e o italiano Simone Ruffini, que comandam o "ranking" mundial de 2014, são os principais favoritos ao triunfo na maratona aquática de 10 quilómetros na baía do Rio Sado, com partida no Parque Urbano de Albarquel.

A competição vai receber ainda o grego Spyridon Gianniotis, campeão do Mundo em título, o alemão Thomas Lurz, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres2012, bem como a brasileira Ana Cunha, prata no último Mundial, e a norte-americana Haley Anderson, segunda classificada nos últimos Jogos.

Portugal estará representado pela seleção liderada pelos recentes campeões nacionais Hugo Ribeiro e Angélica André, e ainda Vasco Gaspar, Tiago Oliveira, Alexandre Coutinho, Angélica André, Florbela Machado e Vânia Neves.

Ao todo serão 91 nadadores, 46 masculinos e 45 femininos, em representação de 22 países dos cinco continentes.

A prova masculina realiza-se às 16:00 e a feminina 10 minutos depois.

Esta é a sétima vez que Setúbal recebe uma etapa do circuito mundial FINA, depois de ter organizado a prova entre 2006 e 2011: em 2012 acolheu a qualificação olímpica para Londres2012.