O norte-americano Magnus Sheffield (INEOS) venceu pela primeira vez na carreira profissional, aos 19 anos, ao cortar isolado a meta da terceira etapa da Volta à Andaluzia em bicicleta.

Pouco antes, alguns colegas de equipa na INEOS tinham caído, mas Sheffield isolou-se e mais ninguém o conseguiu alcançar, com o australiano Simon Clarke (Israel-Premier Tech) em segundo, e o belga Stan Dewulf (AG2r Citroën) em terceiro, ambos a três segundos.

Sheffield iguala um feito que o português Custódio Cristina havia conseguido em 1964: vencer antes de cumprir 20 anos de idade.

Nas contas da geral, o italiano Alessandro Covi (UAE Emirates) segurou o primeiro lugar, secundado pelo colombiano Miguel Ángel López (Astana), a oito segundos, com Simon Clarke a subir a terceiro, a 10.

O único português em prova, Nelson Oliveira (Movistar), ajudou o pelotão a apanhar os fugitivos do dia, colocando os líderes da equipa espanhola, e depois cortou a meta em 62.º, a 56 segundos, subindo ao 54.º posto na geral.

No sábado, a quarta e penúltima etapa da 68.ª edição liga Cúller Vega a Baza em 167,4 quilómetros, com um perfil de alta montanha a testar os candidatos à vitória final.