A portuguesa Maria Martins foi hoje sétima classificada na prova de fundo de juniores femininas dos Europeus de ciclismo, que se estão a disputar em Herning, na Dinamarca.

Apesar de um problema com uma roda logo no início da corrida, Maria Martins acabou por recuperar e chegar ao final dos 60,3 quilómetros no pelotão da frente, com as mesmas 1:32.21 horas da nova campeã, a holandesa Lorena Wiebes.

Wiebes bateu no ‘sprint’ final a dinamarquesa Emma Cecilie Norsgaard e a italiana Letizia Paternoster.

“Vinha com intenção de lutar por um top-20, porque não sabia bem o nível das adversárias e porque a estrada é muito diferente da pista. No final acabei por ficar com a sensação de que, se tivesse arrancado para o ‘sprint’ mais à frente, podia conseguir um top-5”, disse a ciclista, citado pela federação portuguesa de ciclismo.

Na prova de sub-23 feminina, Soraia Silva também terminou no primeiro pelotão, concluindo na 21.ª posição a corrida de 100,5 quilómetros ganha pela dinamarquesa Pernille Mathiesen, com um tempo de 2:23.50 horas, o mesmo da norueguesa Susanne Andersen e da britânica Alice Barnes.

Na prova de juniores masculinos, Pedro Teixeira foi o melhor elemento da equipa nacional na prova de fundo, ao longo de 120,6 quilómetros.

O corredor maiato foi o 38.º a cortar a meta, com o mesmo tempo do vencedor, o italiano Michele Gazzoli.

“Vinha bem colocado, mas uma queda na reta da meta impediu-me de fazer um lugar mais à frente. Não sei se faria nos dez primeiros, mas podia entrar à vontade no top 20”, disse o corredor.

O italiano Michele Gazzoli foi o vencedor, seguindo-se o norueguês Soren Waerenskjold e o alemão Niklas Markl.

Três dos quatro corredores lusos que alinharam à partida conseguiram chegar ao final integrados no pelotão da frente.

Além de Pedro Teixeira, também terminaram Pedro José Lopes, 51.º classificado, e Pedro Miguel Lopes, 57.º.

João Dinis, que perdeu o contacto com o pelotão na primeira das seis voltas, devido a uma queda que aconteceu à sua frente, não conseguiu recolar e acabou por desistir.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.