O russo Denis Menchov (Katusha) venceu este sábado a 20.ª e penúltima etapa da Volta a Espanha em bicicleta, que tem já como virtual vencedor o espanhol Alberto Contador (Saxo-Bank).

O russo, duas vezes campeão da Vuelta, bateu o australiano Richie Porte (Sky) na subida de categoria especial da Bola do Mundo por 17 segundos, terminando a tirada com o tempo de quatro horas, 48 minutos e 48 segundos.

Na terceira posição ficou o belga Kevin de Weert (Quickstep), a 1.16 minutos de Menchov.

Alejandro Valverde (Movistar) e Joaquin Rodriguez (Katusha), os mais diretos perseguidores de Contador, chegaram à frente do líder da classificação, mas não o suficiente para pôr em risco a sua vantagem.

A 67.ª edição está praticamente decidida, falta apenas a tradicional “marcha” de 115 quilómetros até Madrid.

Contador vai gerir o 1.16 minutos de vantagem para Valverde e o 1.37 para Rodriguez, e "carimbar" o segundo triunfo na Vuelta e o quinto nas grandes provas.

A história da 20.ª etapa, que ligou Segóvia à Bola do Mundo (170,7 quilómetros), resume-se praticamente à fuga de 20 ciclistas e aos 3,4 quilómetros finais de dura escalada, nos quais Menchov aproveitou a derradeira oportunidade para dar nas vistas este ano.

O melhor português do dia foi Tiago Machado (Radioshack), a 04.08 de Menchov, André Cardoso (Caja Rural) foi 38.º, a 6.39, e o seu companheiro de equipa Hernâni Broco quedou-se pela 72.ª posição, a 12.55.

Na classificação, André Cardoso é o melhor luso, na 21.ª posição, a 31.51 minutos de Contador, Tiago Machado é 40.º, Sérgio Paulinho (Saxo-Bank) está no 70.º posto e Bruno Pires (Saxo-Bank) 92.º.