O ciclista espanhol Mikel Landa (Sky) conquistou hoje o Giro de Trentino, ao segurar a liderança por apenas dois segundos no final da quarta etapa, com o português Edgar Pinto (Skydive Dubai) a terminar no ‘top 20’ da geral.

Mikel Landa sobreviveu aos sucessivos ataques da Astana e do segundo classificado, o estónio Tanel Kangert, para segurar a camisola roxa e assim conquistar a prova italiana, depois de ser terceiro classificado na quarta e última etapa, uma ligação de Malè e Cles, na distância de 160,9 quilómetros.

O espanhol beneficiou o trabalho da Sky, que anulou todos os ataques e soube defender o seu líder na subida a Forcella di Brez, situada a menos de 35 quilómetros da meta, e cortou a linha com as mesmas 4:07.29 horas do vencedor, o seu ‘vice’ Kangert.

Numa tirada com 55 desistentes, devido ao forte ritmo imposto por Astana e Sky desde os primeiros quilómetros, Edgar Pinto foi 28.º, a 04.09 minutos, com José Mendes (Bora-Argon 18) a ser 71.º, a 13.54.

Apesar do primeiro lugar na etapa, que lhe permitiu encurtar a diferença em seis segundos, Kangert teve de contentar-se com a segunda posição da geral, a apenas dois segundos do terceiro classificado do Giro2015 e um dos grandes favoritos da edição deste ano.

Jakob Fuglsang, também da Astana, completou o pódio, ao ficar a 14 segundos de Landa.

Edgar Pinto terminou no ‘top 20’, mais concretamente no 19.º lugar, a 06.28 minutos. Mendes foi 79.º, a 41.10 minutos do vencedor.