A 76.ª Volta a Portugal em bicicleta vai recolocar Trás-os-Montes no percurso da prova, a disputar entre 30 de julho e 10 de agosto de 2014, com a estreia do município de Montalegre, anunciou hoje a organização.

«O município não podia passar ao lado deste grande acontecimento desportivo e será uma oportunidade de a nossa região dar notoriedade à Serra do Laroco, o segundo ponto mais alto de Portugal continental. Queremos fazer deste local, divinizado já pelos romanos desde os tempos da Lusitânia, uma referência da Volta como é a Estrela e a Senhora da Graça», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves, citado pela organização.

A Serra do Laroco, inserida no sistema montanhoso da Peneda/Gerês, tem uma altitude máxima de 1.525 metros, e deverá ser, ainda de acordo com o comunicado da organização da prova, «mais um forte motivo de interesse das próximas edições da Volta a Portugal».

Montalegre é o primeiro “palco” conhecido de um final de uma etapa da edição de 2014 da Volta a Portugal, sendo que a PODIUM, que organiza a prova, salienta os seus esforços para voltar a incluir o Algarve no percurso da corrida.