O colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic) impôs-se hoje na terceira e última etapa da Volta à Provença em bicicleta, em que venceu isolado a terceira e última etapa e arrebatou também o triunfo na geral final.

No último dia, decisivo pela exigente chegada em alto, Quintana cumpriu os 166,1 quilómetros entre Manosque e Montagne de Lure em 4:23.06 horas, triunfando depois de ter atacado dentro dos últimos 4.000 metros, seguindo a solo a partir desse momento.

O sul-americano acabou com 37 segundos de vantagem para os mais próximos perseguidores, no caso o dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek-Segafredo), segundo, e o norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar), terceiro.

A boa prestação permitiu a Quintana ‘saltar’ de 10.º para primeiro na geral final, que venceu com 27 segundos para o campeão do mundo, o francês Julian Alaphilippe (QuickStep-Alpha Vinyl), segundo, e 34 para Jensen, que fechou o pódio.

O trepador de 32 anos, vencedor da Volta a Itália de 2014 e da Volta a Espanha de 2016, entrou na época a erguer os braços, repetindo na Provença um triunfo que já tinha logrado em 2020.