O sprinter germânico, vencedor de dois troféus em Maiorca em 2016, impôs a sua velocidade no final dos 161,8 quilómetros de percurso, batendo sobre a meta o belga Jonas Van Genechten (Cofidis) e o britânico Daniel McLay (Fortuneo-Vital Concept), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O campeão alemão, vencedor de três etapas na Volta a Itália e uma na Volra a França no ano passado, terminou a corrida em 3:41.37 horas, tempo atribuido aos primeiros 35 corredores. Nuno Bico, que se juntou a Nelson Oliveira na Movistar, fez a sua estreia pela equipa espanhola e terminou num segundo grupo, a sete segundos.

O russo Eugeny Shalunov (Gazprom-Rusvelo), o alemão Kersten Thiele (Seleção da Alemanha) e os espanhóis Pello Olaberria (Euskadi-Murias) e Pablo Torres (Burgos-BH) protagonizaram a fuga do dia e chegaram a dispor de três minutos de vantagem sobre o pelotão, mas a inciativa foi neutralizada a 15 quilómetros da meta.

O Challenge de Maiorca, que abre o calendário europeu, prossegue na sexta-feira, com o Troféu Serra de Tramuntana (153,9 km), no qual participam José Mendes (Bora-Hansgrohe) e Nuno Meireles (Equipo Bolivia).