O ciclista neerlandês Olav Kooij (Visma - Lease a bike) venceu, este domingo, ao sprint a primeira das oito etapas da 82.ª edição do Paris-Nice, com início e fim em Les Mureaux, Yvelines.

Kooij, de 22 anos, que conquistou o terceiro triunfo da época e o 31.º da carreira profissional, cumpriu os 157,7 quilómetros do trajeto em 03:36.28 horas, superando na ligeira subida final o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek) e o neozelandês Laurence Pithie (Groupama – FDJ), que completaram o pódio.

Os portugueses Ruben Guerreiro (Movistar), 19,º, e João Almeida (UAE-Emirates), 45.º, chegaram ambos com o mesmo tempo do vencedor na tirada que contou com quatro contagens de montanha de terceira categoria.

O esloveno Primoz Roglic (Bora – hansgrohe) e o belga Remco Evenepoel (Soudal – Quick Step), os dois maiores favoritos ao triunfo final, foram 17.º e 26.º, respetivamente.

Segunda-feira o pelotão vai cumprir 177,6 quilómetros a ligar Thiory e Montargis, uma etapa propícia para roladores e sprinters, com duas contagens de montanha de terceira categoria.