O ciclista italiano Davide Cimolai (Lampre-Merida) venceu hoje a quinta etapa do Paris-Nice, num dia em que Tiago Machado (Katusha) caiu, mas manteve o nono lugar da geral.

O ‘sprinter’ italiano, de 25 anos, aproveitou um erro de cálculo do francês Bryan Coquard, que acelerou cedo de mais e perdeu o fôlego mesmo em cima da linha de meta, para vencer a quinta etapa, relegando o homem da Europcar para o segundo lugar e o australiano Michael Matthews (Orica-GreenEdge) para terceiro.

Uma queda nos quilómetros finais apanhou o português Tiago Machado (Katusha), que apesar de na estrada ter perdido tempo (chegou 30 segundos atrasado, na 52.ª posição), foi creditado com as mesmas 4:12.09 horas do vencedor, mantendo o nono lugar da geral, a 50 segundos do camisola amarela, o polaco Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep).

Mas se houve um protagonista indiscutível nos 192,5 quilómetros entre Saint-Étienne e Rasteau esse foi o belga Thomas De Gendt, apanhado a 300 metros da meta depois de uma fuga que começou logo aos 12 quilómetros, antes da primeira subida do dia.

O belga da Lotto-Soudal teve a companhia de Andrew Talansky (Cannondale-Garmin), Romain Sicard (Europcar), Egor Silin e Pawel Poljanski (Tinkoff-Saxo) na fuga, que nunca ganhou uma vantagem inalcançável devido à presença de Talansky, uma ameaça para Kwiatkowski na classificação geral.

No entanto, apesar do trabalho de Cofidis e Etixx-QuickStep, De Gendt pareceu perto do triunfo, até ‘morrer na praia’ com a meta ao alcance.

No pelotão, que cruzou a linha com o mesmo tempo do vencedor, estava Rui Costa (Lampre-Merida), que manteve o sétimo posto, a 41 segundos do polaco campeão do Mundo, ao ser 28.º na tirada.

Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) e Nélson Oliveira (Lampre-Merida) chegaram lado a lado, num grupo 01.50 minutos atrasado, que também foi creditado com o mesmo tempo de Cimolai, e Mário Costa (Lampre-Merida) foi 135.º, a 04.39 minutos.

Oliveira manteve a 64.ª posição, estando a 12.12 minutos da amarela, Paulinho subiu ao 148.º lugar (está a 33.23 minutos) e Costa escalou duas posições até ao 151.º posto.

No sábado, Kwiatkowski terá a amarela posta à prova, na sexta etapa, uma ligação de 180,5 quilómetros entre Vence e Nice, com seis contagens de montanha, a última situada a 26 quilómetros da meta, na Promenade des Anglais.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.