A terceira etapa da Volta a Espanha em bicicleta teve hoje como vencedor o eslovaco da Tikoff-Saxo Peter Sagan, mais forte no 'sprint' em Málaga do que o francês Nacer Bouhanni, da Cofidis.

Sagan gastou 4:06.07 horas para completar os 158,4 quilómetros entre Mijas e Málaga, numa etapa que integrava duas contagens de montanha, uma de primeira e outra de terceira.

O primeiro pelotão, com mais de 100 unidades, permitiu uma discutida chegada ao 'sprint', em que Sagan foi mais forte do que Bouhanni e também do que o alemão John Degenkolb, da Giant-Alpecin.

Nesse grupo entraram os favoritos ainda em prova, como os espanhóis Alejandro Valverde (Movistar) e Joaquim Rodríguez (Katusha), o colombiano Nairo Quintana (Movistar) e o britânico Chris Froome (Sky), bem como os portugueses José Gonçalves (Caja Rural), Nelson Oliveira (Lampre-Merida), André Cardoso (Cannondale-Garmin) e Ricardo Vilela (Caja Rural).

Tiago Machado (Katusha) e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) chegaram num segundo grupo e cederam 1.14 minutos na geral individual.

Quanto ao colombiano Esteban Chaves (Orica-GreenEdge), entrou no meio do primeiro pelotão e mantém a camisola vermelha de líder, com cinco segundos de avanço sobre o francês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin) e 15 sobre o irlandês Nicholas Roche (Sky).

O português mais bem classificado continua a ser André Cardoso, em 17.º, a 1.04, seguido de Ricardo Vilela, 32.º a 2.08, José Gonçalves, 41.º a 3.01 e Sérgio Paulinho, 45.º a 3.10.

Mais atrasados estão já Tiago Machado, 78.º a 8.37, e Nelson Oliveira, 82.º a 9.13.

Na terça-feira faz-se a ligação entre Estepona e Vejer de la Frontera (209 km), uma etapa de perfil idêntico à de hoje, mas com uma escalada curta mas 'dura' a quatro quilómetros da meta.