O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu hoje o contrarrelógio da primeira etapa da Volta ao País Basco, batendo dois homens da Quick-Step Alpha Vinyl, o belga Remco Evenepoel, segundo, e o francês Rémi Cavagna, terceiro.
O primeiro líder da ‘Itzulia’ de 2022 cumpriu os 7,5 quilómetros em Hondarribia em 9.48 minutos, ‘voando’ a quase 46 quilómetros por hora (45,980) para gastar cinco segundos menos do que Evenepoel e 16 em relação a Cavagna.
O campeão olímpico de contrarrelógio, de 32 anos, já conquistou a prova em 2018 e 2021, e em ambas as vitórias triunfou no ‘crono’ da corrida de uma semana, procurando agora prosseguir a boa forma após o triunfo no Paris-Nice.
Evenepoel, outro dos favoritos à vitória final, foi o que se aproximou mais, com os britânicos Geraint Thomas e Adam Yates, da INEOS, respetivamente em quarto e quinto, a 18, o mesmo tempo também de Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), sexto.
À porta do ‘top 10’, em 13.º, ficou o especialista português Nelson Oliveira (Movistar), a 25 segundos, enquanto Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post), outro candidato à geral, figura no 34.º posto, a 35. André Carvalho (Cofidis) foi 133.º.
Na terça-feira, a segunda etapa, e primeira em pelotão, liga Leitza a Viana em 207,6 quilómetros, com três contagens de montanha, duas de terceira categoria e uma de segunda.
Comentários