O catalão Joaquim “Purito” Rodriguez (Katusha), atual camisola vermelha da Volta à Espanha em bicicleta, mostrou-se esta terça-feira surpreendido por estar na liderança da prova e a uma “pedalada” do triunfo final.

«Era difícil para mim imaginar que estaria nesta situação no segundo dia de descanso, mas agora sinto-me com mais confiança e com capacidade para aguentar os ataques do Alberto Contador, embora saiba que todas as etapas vão ser duras», afirmou Joaquim Rodriguez em conferência de imprensa, num dia em que o pelotão da Volta a Espanha voltou a parar, após a 16.ª etapa disputada na segunda-feira.

Nessa tirada, que terminou com a emblemática subida do Cuitu Negru, “Purito” aumentou para 28 segundos a vantagem para o segundo classificado, Alberto Contador (Saxo Bank), quando faltam disputar cinco etapas.

«Tenho consciência de que será difícil vencer, mas vou lutar por isso com todas as minhas forças. O Joaquim Rodriguez está a fazer uma prova impressionante», considerou Contador, que conquistou a Volta a Espanha em 2008.

O também espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que segue no terceiro lugar a pouco mais de dois minutos de “Purito”, foi mais longe que Contador e praticamente confirmou o catalão como o vencedor desta edição da prova.

«’Purito’ é o claro favorito. Está num momento de forma incrível. Sinceramente, não o vejo a perder a liderança e vai ser muito difícil o Contador lá chegar», referiu Valverde.

Na quarta-feira, disputa-se a 17.ª etapa, que irá ligar Santander a Fuente Dé, num total de 187,3 quilómetros.