O ciclista britânico Thomas Pidcock (INEOS) vai partir hoje de amarelo para a última etapa da 49.ª Volta ao Algarve, um contrarrelógio de 24,4 quilómetros, que vai definir o sucessor do belga Remco Evenepoel no palmarés dos vencedores.

O jovem de 23 anos, que conquistou a amarela no sábado, ao vencer no alto do Malhão, será o último ciclista a partir para as ruas de Lagoa, às 15:15, dois minutos depois do belga Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step), segundo na geral a cinco segundos.

João Almeida (UAE Emirates), que é terceiro a sete segundos, vai tentar, pelo menos, segurar o lugar no pódio, embora ainda esteja na luta pelo triunfo final.

No entanto, serão os especialistas Filippo Ganna (INEOS), nono a 31 segundos, e Tobias Foss (Jumbo-Visma), 10.º a 32, os homens a ‘vigiar’, sendo expectável que um ou ambos encurtem as diferenças, quer para Pidcock, quer para Almeida.

A 49.ª ‘Algarvia’ consagrará um novo campeão, já que o único antigo vencedor em prova, o polaco Michal Kwiatkowski (2018), está afastado dos lugares cimeiros da geral.

O primeiro dos 152 ciclistas ainda em prova a iniciar o contrarrelógio será o português Daniel Viegas (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), com o último da geral individual a dar as primeiras pedaladas às 12:34.