O colombiano Nairo Quintana, agora na Arkéa Samsic, foi hoje declarado vencedor oficial da Volta às Astúrias em bicicleta de 2017, na sequência da suspensão de quatro anos ao espanhol Raúl Alarcón, da W52-FC Porto.

Segundo os organizadores da corrida, o colombiano, que então representava a Movistar, é outorgado “de forma imediata” como vencedor da ‘Vueltina’, depois de ter sido segundo classificado nesse ano.

Óscar Sevilla sobe ao segundo lugar do pódio, com o português João Benta (Rádio Popular-Boavista) a fechar o novo ‘trio’, depois de então ter sido quarto classificado.

O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018, foi suspenso por quatro anos por “uso de métodos e/ou substâncias proibidas”, segundo a lista atualizada de suspensões da União Ciclista Internacional (UCI).

Segundo a lista de suspensões atualizada na terça-feira pela UCI, os resultados desportivos de Alarcón são anulados entre 28 de julho de 2015 e 21 de outubro de 2019, pelo que o espanhol ‘perde’ as Voltas a Portugal conquistadas.

O ciclista de 34 anos, que está suspenso até 20 de outubro de 2023, venceu a Volta a Portugal de 2017 diante de Amaro Antunes, campeão da edição especial da prova celebrada no ano passado, e no ano seguinte bateu o também português Jóni Brandão.

Questionado pela Lusa sobre essas classificações, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, disse que a Volta, como outras provas, deverão sofrer “ajustamentos”.

“Vamos aguardar exatamente a decisão do caso em concreto, a comunicação da UCI ao pormenor, e [a classificação] será ajustada em função dos pormenores que venham desta decisão. Haverá uma atualização de todos os resultados” relativamente a esse período, explicou.

A FPC ainda não foi notificada pela UCI, uma vez que Alarcón é filiado na federação espanhola.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.