O português Rafael Reis (Banco BIC-Carmim) é a principal aposta da seleção portuguesa de ciclismo de estrada de sub-23 para os Europeus de Nyon, na Suíça, a disputar entre quinta-feira e domingo, afirmou hoje o selecionador José Poeira.

“O Rafael Reis já deu mostras, no passado, de estar ao nível dos melhores do Mundo nos contrarrelógios. Está numa fase crucial da sua maturação como corredor sub-23, conquistou recentemente o Campeonato Nacional e acredito que poderá bater-se pelos dez primeiros no contrarrelógio deste europeu”, disse José Poeira, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Rafael Reis integra a seleção de sub-23, juntamente com Carlos Ribeiro e Joaquim Silva (Anicolor), Leonel Coutinho e Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) e Ricardo Ferreira (Rádio Popular). Portugal vai estar também representado nas provas femininas do escalão, com Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira).

“Nas provas de fundo, tentaremos estar sempre junto dos corredores mais bem colocados para podermos discutir os primeiros lugares. A Daniela Reis nunca participou num Europeu, pelo que queremos que aproveite ao máximo a experiência e que tente fazer o melhor resultado possível”, rematou Poeira.

Daniela Reis vai disputar o contrarrelógio de sub-23, na quinta-feira, e a prova de fundo (129,6 quilómetros), no sábado, enquanto os seis selecionados masculinos vão cumprir o exercício individual (26,9), na sexta-feira, e a corrida de fundo no domingo (172,8).

André Carvalho e João Pereira (EC Carlos Carvalho), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Bairrada), Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau) e Venceslau Fernandes (EC Venceslau Fernandes) são os seis juniores convocados para a prova de fundo (129,6 quilómetros), no sábado.

Antes, Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Tiago Antunes disputam o “crono” (26,9).