O ciclista australiano Richie Porte fez coincidir a quinta vitória da temporada com a quinta etapa da Volta ao País Basco, num dia em que a Sky dominou e conservou a liderança da geral do colombiano Sergio Henao.
Vencedor da Volta ao Algarve 2012, Porte saiu vencedor de uma jornada de 166,1 quilómetros entre Eibar e Beasain, que incluiu dez contagens de montanha, muita chuva e, inclusive, neve, e na qual o português Rui Costa (Movistar) foi 18.º, a 44 segundos, depois de andar em fuga grande parte da jornada.
Mesmo com menos ciclistas do que as restantes equipas – tem seis, menos dois -, a equipa britânica fez funcionar a sua máquina, permitindo ao australiano cortar a meta isolado, com o tempo de 04:40.43 horas.
Atrás de Porte, que somou o quinto triunfo em 2013 e o nono da carreira depois de saltar do grupo da frente a dois quilómetros do final, chegaram o espanhol Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi), o seu companheiro de equipa e camisola amarela, o colombiano Sergio Henao e Nairo Quintana (AG2R), também da Colômbia.
Nenhum dos perseguidores esboçou qualquer reação ao ataque do homem da Sky, com a decisão da Volta ao País Basco a ficar adiada para o contrarrelógio de sábado, com 24 quilómetros em Beasain.
À partida para a última etapa, há seis corredores separados por apenas dez segundos: Henao, o líder, tem Quintana e Porte a seis segundos e o espanhol Alberto Contador (Saxo-Tinkoff) e o esloveno Simon Spilak (Katusha) a 10.
«Não é um contrarrelógio típico, há algumas subidas. Independentemente de isso, tem sido um brilhante País Basco. Ganhámos duas etapas e o Sergio teve a camisola durante três dias», disse o vencedor do dia.
Rui Costa, que andou em fuga na companhia de mais nove ciclistas, foi 18.º, subindo ao 17.º posto da geral, sete lugares acima de André Cardoso (Caja Rural), que terminou a quinta etapa em 29.º, a 01.35 minutos do primeiro.
Sérgio Paulinho foi um dos muitos desistentes do dia, abandonando na penúltima etapa da prova espanhola.