O Tribunal Supremo de Salamanca confirmou hoje a anulação da sanção por dopagem do antigo ciclista espanhol Roberto Heras, que recupera assim a vitória na Volta a Espanha de 2005. 

Este tribunal rejeitou o recurso da Real Federação Espanhola de Ciclismo e confirmou a sentença do Tribunal Superior de Justiça de Castela e Leão, que, em junho do ano passado, anulou a resolução do Comité disciplinar de desclassificar Heras do primeiro lugar da Vuelta2005.

O ex-ciclista espanhol, que foi companheiro do norte-americano Lance Armstrong, deu positivo por eritropoietina recombinante (rhEPO) num controlo da 20.ª etapa da prova espanhola, disputada a 17 de setembro de 2005.

À agência EFE, Heras, de 38 anos, disse que nunca deixou de se sentir vencedor da Vuelta2005, a quarta que ganhou, e que, por isso, recebeu a melhor notícia dos últimos anos.

«Recebi a novidade com grande alegria. Em junho de 2011 já dei um grande passo, mas não sabia o que podia acontecer com o recurso. Tinha esperança, mas não me queria iludir», acrescentou.