O ciclista Rúben Guerreiro, da equipa norte-americana Axeon - Hagens Berman, sagrou-se hoje campeão nacional de fundo na categoria sub-23, após vencer a prova em linha dos Campeonatos Nacionais de estrada, que decorrem em Braga, até domingo.

O corredor, de 21 anos, completou o circuito de nove voltas pela cidade minhota, com extensão de 144,9 quilómetros e meta junto ao Santuário do Sameiro, após 4:06.59 horas de corrida, numa prova em que retomou a liderança na última volta, após ter estado na frente desde o início da corrida e sido ‘absorvido’ pelo grupo perseguidor na sétima volta.

Vice-campeão no ano passado, o atleta do Montijo conquistou a vitória com uma margem de 20 segundos para o segundo classificado, Hugo Nunes, da Anicolor, e de 31 para o campeão nacional de 2015, Nuno Bico, da Klein Constantia, equipa da República Checa, numa prova que começou com 68 corredores, mas terminou apenas com 16.

Rúben Guerreiro escapou do pelotão logo na primeira volta, fazendo com José Fernandes, da Goldwin - Team José Maria Nicolau, uma dupla que alcançou uma diferença de mais de um minuto para o grupo perseguidor, após a terceira volta.

O ciclista da Axeon, 13.º na Volta a Califórnia deste ano, isolou-se na liderança durante a quinta volta e concluiu os primeiros 80,5 quilómetros com a maior vantagem face ao pelotão (02.25), antes de perder, paulatinamente, terreno e ser ‘absorvido’ pelos perseguidores na sétima volta.

Com 17 corredores reunidos no grupo da frente, Gonçalo Carvalho, da Anicolor, encetou uma fuga a solo, cumprindo a penúltima volta na frente, mas, na fase decisiva, Rúben Guerreiro utilizou as forças que lhe restavam para assumir novamente a dianteira e cortar a meta em primeiro.

A prova em linha na categoria de elite decorre no domingo, com início pelas 11:00, encerrando a edição deste ano dos Campeonatos Nacionais de estrada de ciclismo.

Lista dos cinco primeiros classificados:

1. Rúben Guerreiro (Axeon - Hagens Berman), 4:06:59 horas.

2. José Mendes (Anicolor), 4:07:19.

3. Nuno Bico (Klein Constantia), 4:07:30.

4. Júlio Gonçalves (Sporting - Tavira), 4:07:33.

5. Luís Gomes (Liberty Seguros - Carglass), 4:08:15.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.