O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) foi hoje oitavo classificado na primeira etapa da Volta ao Luxemburgo, ganha pelo campeão do mundo, o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck).

Na sua última prova com a camisola arco-íris, que vai defender no final do mês nos Mundiais, Van der Poel impôs-se no final dos 158 quilómetros da primeira tirada, com partida e chegada no Luxemburgo, em 03:46.28 horas.

Num sprint reduzido a menos de meia centena de ciclistas, depois de o pelotão ter sido cortado na subida de primeira categoria a pouco mais de 10 quilómetros da meta, o francês Christophe Laporte (Visma-Lease a bike) foi segundo e o dinamarquês Andreas Kron (Loto Dstny) terceiro, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Ruben Guerreiro passou no pelotão a ascensão final e tentou lutar pelo triunfo, mas acabou no oitavo posto, com o mesmo tempo de Van der Poel, enquanto Rui Costa (EF Education-Easy Post), na 73.ª posição, e Ivo Oliveira (UAE Emirates), na 78.ª, terminaram a 8.08 minutos.

Na geral, o campeão do mundo tem, graças às bonificações, quatro segundos de avanço sobre Laporte e seis sobre Kron, com Ruben Guerreiro a 10, e Rui Costa e Ivo Oliveira a 8.18.

Na quinta-feira, os ciclistas vão percorrer 155 quilómetros, entre Junglinster e Schifflange, com as grandes dificuldades a estarem na primeira parte da segunda etapa, com uma contagem de montanha de primeira categoria e uma de categoria especial.