O ciclista português Rui Costa estreou-se, esta quarta-feira, na nova equipa, a norte-americana EF Education-Easy Post, com um sexto lugar no Troféu Calvià, prova maiorquina que tinha vencido em 2023.

O veterano corredor, de 37 anos, estreou-se com as novas cores nos 150,1 quilómetros com início e fim em Palmanova, ficando a 2.03 minutos do vencedor, o colega de equipa britânico Simon Carr.

Carr atacou a prova para vencer ao cabo de 03:48.47 horas, batendo num sprint a dois o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), segundo, com o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) em terceiro, já a 27 segundos.

Rui Costa foi o primeiro do pelotão a sprintar, depois de ter andado também adiantado na corrida, em perseguição do grupo de fugitivos, sem sucesso, acabando por cortar a meta em sexto lugar.

Em 2023, venceu esta mesma corrida para começar a época, então na Intermarché-Circus-Wanty, e acabou por conseguir um dos melhores anos da carreira, com vitórias também na Volta à Comunidade Valenciana, numa etapa da Volta a Espanha e na Japan Cup.

Na quinta-feira, continua em prova em Maiorca, no Troféu Ses Salines-Felanitx, com a Serra Tramuntana na sexta-feira, o Troféu Pollença-Port d’Andratx no sábado e o Troféu Palma no domingo, no final do ‘Challenge Mallorca’.