O português Rui Costa (Movistar) esteve hoje perto da vitória no Grande Prémio de Plouay, em França, mas o norueguês Edvald Boasson Hagen (Sky) negou-lhe o triunfo no despique a dois no último quilómetro.

Nesta prova do Wolrd Tour, Rui Costa, de 26 anos, "eliminou" os sprinters com um ataque na última passagem pela subida de Ty Marrec, a cinco quilómetros da chegada, ao qual Boasson Hagen foi o único a conseguir responder.

O corredor da Póvoa de Varzim, vencedor este ano da Volta à Suíça, conseguiu fazer a diferença na subida, mas quando estrada voltou ao plano, era difícil rivalizar como possante sprinter nórdico, campeão norueguês em título.

Edvald Boasson Hagen (Sky), 25 anos, apanhou a roda de Rui Costa e nas últimas centenas de metros impôs a sua força, para conquistar a sua primeira vitória da época em corridas de um dia, depois das etapas ganhas na Volta ao Algarve, no Tirreno-Adriático e no Critério do Dauphiné.

«Como ninguém mexia a corrida, decidi esperar até à última subida e atacar. Conseguiu abrir um espaço relevante a partir daí foi dar 100 por cento até à meta. Antes do último quilómetro, Boassen Hagen alcançou-me e puxou para lançar o sprint. Sendo um corredor tão forte, foi impossível seguir na roda», explicou Rui Costa.

O norueguês concluiu os 243 quilómetros em 5:55.28 horas, à média de 41,017 km/hora, enquanto Rui Costa gastou mais cinco segundos, resistindo à chegada do pelotão encabeçado pelo australiano Heinrich Haussler, que terminou com o mesmo tempo.