O ciclista português Rui Costa (Movistar) conservou hoje a terceira posição da Volta à Suíça, ao terminar a quinta etapa no 35.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, o norueguês Alexander Kristoff (Katusha).
Na ponta final do percurso de 178,4 quilómetros que ligaram Buochs a Leuggern, Kristoff foi o mais forte no "sprint", partindo no momento certo para ultrapassar o eslovaco Peter Sagan (Cannondale) e o francês Arnaud Démare (FDJ), vencedor da véspera, segundo e terceiro respetivamente, que arrancaram demasiado cedo.
«Conhecia o sprint e a subida (ligeira) e sabia que podia fazê-lo a 150 metros da meta. Estou muito feliz. Esta é a minha maior vitória, a primeira no WorldTour», disse o norueguês.
Kristoff completou a etapa em 4:08.29 horas, o mesmo tempo atribuído a Rui Costa, vencedor da Volta à Suíça no ano passado, que chegou integrado no pelotão e manteve os 35 segundos de atraso em relação ao suíço Mathias Frank (BMC).
O português perdeu um aliado na sua tentativa de voltar a triunfar na prova helvética, já que o italiano Giovanni Visconti, seu companheiro de equipa, abandonou a corrida na sequência de uma queda sofrida hoje, quando ocupava o quarto lugar da geral.
A etapa foi animada por Stijn Devolder (RadioShack-Leopard), Cyril Lemoine (Sojasun), Sébastien Minard (Ag2r-La Mondiale) e Serge Pauwels (Omega Pharma-QuickStep), que escaparam ao quilómetro 18 e só foram alcançados a 23 quilómetros da chegada, depois da impiedosa perseguição das equipas dos “sprinters”.
Na quinta-feira, a sexta etapa vai ligar Leuggern a Meilen, na distância de 189,7 quilómetros, não oferecendo dificuldades significativas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.