O pelotão da 40.ª Volta ao Algarve em bicicleta sai hoje para a estrada, com a expectativa de ver o campeão do Mundo, o português Rui Costa, vestir a camisola amarela final no domingo, em Vilamoura.

Desde 2006 que a prova mais internacional do calendário luso não tem um vencedor português, uma tendência que pode ser invertida este ano por Costa (Lampre-Merida), nono ciclista do "ranking" mundial e melhor português na edição do ano passado, caso Tony Martin, o alemão que venceu a Volta ao Algarve em 2013, assim o permita.

Costa vai iniciar a sua única prova em território nacional com a camisola de campeão do Mundo vestida, numa ligação de 160 quilómetros entre Faro e Albufeira, que inclui uma dupla passagem pela meta.

Na primeira etapa vão alinhar 159 ciclistas, nos quais se encontram 12 do top 100 mundial, divididos por 20 equipas - oito do ProTour, cinco do segundo escalão mundial e sete profissionais.

Depois da partida simbólica, marcada para as 10h50, o pelotão vai passar por uma meta-volante, ao quilómetro 12,6, seguindo-se um prémio de montanha de terceira categoria (aos 33,9 km), antes de mais duas metas volantes, aos quilómetros 71,5 e 133,6 na primeira passagem na meta, junto à Câmara Municipal de Albufeira, estando a chegada prevista para as 14:48.