O português Rui Sousa (Radio Popular-Boavista) venceu hoje a etapa rainha da Volta a Portugal em bicicleta, a sétima, ganhando isolado na Torre, enquanto o espanhol Gustavo Veloso conservou a liderança e ficou mais perto da vitória final.

Rui Sousa, que repetiu o triunfo de 2008 no topo da Serra da Estrela, cumpriu os 172,5 quilómetros da etapa iniciada em Belmonte em 5:06.39 horas, com 39 segundos de vantagem sobre Joni Brandão (Efapel-Glassdrive), Edgar Pinto (LA-Antarte) e Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa).

Com este desfecho na Torre, onde a meta coincidiu com contagem de montanha de categoria especial, Rui Sousa subiu de nono para segundo lugar da geral, a 28 segundos de Veloso, enquanto Edgar Pinto continua em terceiro, a meio minuto do camisola amarela. Luis Leon Sanchez (Caja Rural), segundo à partida da etapa, perdeu muito tempo e afundou-se na classificação.

Na sexta-feira, o pelotão enfrenta a etapa mais longa, a oitava, que vai ligar o Sabugal a Castelo Branco, na distância de 194 quilómetros, na véspera do contrarrelógio em que Veloso, com Leon Sanchez afastado, deverá confirmar o triunfo na 76.ª edição da Volta a Portugal.