O ciclista espanhol Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive) vai tentar sobreviver hoje às mazelas sofridas numa queda na véspera e manter a camisola amarela no final da segunda etapa da 76.ª Volta a Portugal.

Com quatro segundos de vantagem sobre o compatriota Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa), Victor de la Parte terá de defender a sua liderança numa tirada de 171,8 quilómetros, entre Gondomar e Braga, que inclui a passagem pelo Sameiro e pelo Bom Jesus, num percurso tão bonito quanto duro para os ciclistas.

A segunda etapa, que é a primeira das quatro tiradas montanhosas consecutivas no percurso dos próximos dias, sai da Avenida Francisco Sá Carneiro, em Gondomar, às 12:50 horas.

Na Póvoa do Varzim, está instalada a primeira meta volante (31,4 quilómetros), com a seguinte a estar situada ao quilómetro 108, 4, na Póvoa do Lanhoso, pouco antes do início da primeira subida ao Sameiro, que conta como contagem de montanha de terceira categoria (131,4).

Os ciclistas vão então passar uma primeira vez na meta, para subir novamente ao ponto mais alto de Braga, que ao quilómetro 147,5 tem instalada uma contagem de montanha de segunda categoria.

Antes da chegada a Braga, o pelotão passa uma segunda vez na meta, antes de cumprir a última subida ao Sameiro – a última contagem de segunda categoria será assinalada ao quilómetro 163,5, menos de dez antes da meta.