O português Samuel Caldeira (OFM-Quinta Lixa) venceu hoje ao “sprint” a primeira edição da Volta à Bairrada em bicicleta, uma prova de 161,5 quilómetros, disputada entre o Luso e a Mealhada.

Caldeira foi o primeiro de uma prova marcada pela alta velocidade, com os primeiros a pedalarem à média de 45,155 km/hora, para cumprirem os 161,5 quilómetros em 03:32.36 horas.

A prova foi muito veloz, o que dizimou o pelotão, também selecionado pelas duas contagens de montanha, colocadas nos derradeiros 44 quilómetros.

Os “sprinters” tiveram de aguentar o impacto das escaladas para se colocarem como candidatos ao triunfo final e aí Samuel Caldeira foi o melhor, o que lhe valeu o triunfo diante de dois homens da Efapel-Glassdrive, Rafael Silva e Filipe Cardoso, segundo e terceiro, respetivamente.

“Sabíamos que a montanha mais dura era a primeira, na outra apenas tivemos de sofrer para passar. Na aproximação à meta era preciso entrar na frente para lutar pela vitória. Consegui-o e alcancei uma vitória há muito desejada. Devo este triunfo à minha equipa, pois sem os meus colegas não teria chegado tão bem ao final”, disse Samuel Caldeira, após cortar a meta.

Nas classificações secundárias, destaque para Daniel Freitas (LA Alumínios-Antarte), vencedor das metas volantes, e para Hélder Ferreira (Efapel-Glassdrive), melhor trepador, enquanto a Efapel-Glassdrive triunfou coletivamente.