O australiano Simon Gerrans (Orica GreenEdge) consolidou esta sexta-feira a liderança do Tour Down Under, ao vencer ao ‘sprint’ em Victor Harbor, na chegada da quarta etapa da corrida velocipédica australiana.

Gerrans, campeão da prova em 2006, 2012 e 2014, e que já tinha vencido a etapa de quinta-feira, voltou a erguer os braços no final dos 138 quilómetros desde Norwood, após 3:13.59 horas, o mesmo registo dos portugueses Tiago Machado (Katusha) e Nelson Oliveira (Movistar), 40.º e 41.º na etapa, respetivamente.

Na discussão pela vitória na etapa, o líder da classificação geral impôs-se ao britânico Ben Swift (Sky) e ao italiano Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo) e lidera agora a corrida com 13 e 26 segundos de vantagem sobre os compatriotas Jay McCarthy (Tinkoff), quarto na tirada, e Rohan Dennis (BMC), que perdeu oito segundos.

Machado permanece no 21.º lugar da classificação geral, a 50 segundos do líder, enquanto Oliveira subiu 15 posições para o 53.º posto, a 4.15.

No sábado, o pelotão da corrida australiana vai percorrer os 151,5 quilómetros da quinta e penúltima etapa, entre McLaren Vale e Willunga Hill, numa viagem com duas contagens do prémio montanha perto da chegada.