O Sporting, depois de quase duas décadas de ausência, vai regressar ao ciclismo, desta feita em parceria com o Tavira, a equipa mais antiga do pelotão internacional, informou hoje o clube de Alvalade.

"O Sporting comunica que no próximo dia 28 de dezembro, pelas 11:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Tavira, decorrerá a cerimónia de assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal de Tavira, o Sporting Clube de Portugal e o Clube de Ciclismo de Tavira, representados pelos respetivos presidentes, tendo em vista a formação da sua equipa de ciclismo", anunciaram os 'leões', em comunicado.

Na nota, o Sporting realça que a parceria com a formação algarvia sublinha a importância dada pelo clube à sua "inquestionável referência como maior potência desportiva nacional, através da descentralização e ligação a uma região como o Algarve", que há muito merece "uma atenção que as instituições ligadas ao fenómeno desportivo tantas vezes negligenciam, por se focarem apenas em cidades ou regiões".

A associação ao Tavira, "uma instituição que se destaca não só por ser a equipa de ciclismo profissional mais antiga do mundo, em atividade ininterrupta, mas também por ser um autêntico viveiro dos maiores talentos da modalidade", sustenta ainda a aposta dos 'leões' na formação de atletas e de homens.

"Com este regresso do ciclismo, o clube dá mais uma passo seguro na sua caminhada para a glória e pela dignificação dos seus princípios e valores de que nunca abrirá mão", termina a nota, que destaca também o empenho do vice-presidente 'leonino' Vicente Moura na concretização do projeto.

Depois da parceria falhada com a W52, que trocou os 'leões' pelo FC Porto, o Sporting não desistiu de procurar uma nova formação com a qual pudesse cumprir o sonho antigo de regressar à estrada, tendo encontrado recetividade no Tavira.

A equipa algarvia dominou durante quatro épocas a Volta a Portugal, vencendo com David Blanco entre 2008 e 2010 e com Ricardo Mestre, que pode estar de saída para a W52, em 2011.

No entanto, nas últimas épocas o Tavira enfrentou dificuldades financeiras, que o afastaram da discussão dos primeiros lugares da prova rainha do calendário português.

Desde 1987, altura em que foi extinta a secção, que o Sporting não estava no pelotão principal do ciclismo português. Em 2009, os 'leões' regressaram com uma equipa de sub-23, uma experiência que terminou em 2011.

Com um vasto palmarés, o Sporting Clube de Portugal conta com mais de 150 títulos (em estrada e pista), destacando-se as presenças na Volta a França e na Volta a Portugal. Nesta última, soma 13 vitórias coletivas e nove individuais.