O norueguês Thor Hushovd (BMC) assumiu hoje a liderança da Volta a Pequim em bicicleta, ao impor-se ao “sprint” no final dos 190,5 quilómetros da primeira etapa, entre Shunyi e Huairou.

Hushovd, campeão do Mundo de fundo em 2010, venceu a primeira tirada em 4:20.34 horas, o mesmo registo do esloveno Luka Mezgec (Argos-Shimano), do belga Nikolas Maes (Omega Pharma-Quick Step), do italiano Alessandro Petacchi (Omega Pharma-Quick Step) e do australiano Michael Matthews (Orica-GreenEdge), que o perseguiam.

O português Rui Costa (Movistar), atual campeão do Mundo, foi o 86.º a cortar a meta, também com o mesmo tempo do campeão norueguês, tal como Nelson Oliveira, que foi o 37.º a chegar.

Na classificação geral, Hushovd lidera com três segundos de vantagem sobre o belga Willem Wauters (Vacansoleil) e quatro sobre Mezgec, que ocupam as restantes posições do pódio.

Nelson Oliveira e Rui Costa, que ocupam respetivamente o 39.º e o 88.º lugar da geral, seguem a 10 segundos de Hushovd.

No sábado, o pelotão da corrida chinesa vai enfrentar os 126 quilómetros da segunda tirada, entre Huairou e Yanqing, num percurso que conta com três contagens de montanha de segunda categoria e um de terceira.