O ciclista português Tiago Machado (NetApp-Endura) subiu hoje ao terceiro lugar da geral da Volta a França, ao ser 10.º na nona etapa, ganha pelo alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quickstep).

Machado era um dos componentes de uma fuga, na qual também estava o novo camisola amarela, o francês Tony Gallopin (Lotto-Belisol), que chegou com cinco minutos de vantagem para o anterior camisola amarela, o italiano Vincenzo Nibali (Astana), e 02.45 minutos de desvantagem para o vencedor da etapa Tony Martin.

O duplo vencedor da Volta ao Algarve (2011 e 2013) cumpriu os 170 quilómetros entre Gérardmer e Mulhouse, que incluíam uma contagem de montanha de primeira categoria, duas de segunda e três de terceira, em 04:09.34 horas.

O grupo de Machado, onde também seguia outro português Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo), chegou à meta liderado pelo suíço Fabian Cancellara (Trek). O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) chegou no pelotão, com os restantes favoritos, a 07.46 minutos do vencedor.

Na geral, Gallopin lidera com 01.34 minutos de vantagem para Nibali e 02.40 para o português da NetApp-Endura.

Na segunda-feira, a alta montanha chega ao Tour, na décima etapa, um sobe e desce permanente de 161,5 quilómetros entre Mulhouse e La Planche des Belles Filles, que inclui uma contagem de terceira categoria, duas de segunda e quatro de primeira, a última das quais a coincidir com a meta, a 1.035 metros de altitude.