O ciclista português Tiago Machado (NetApp-Endura) foi hoje nono classificado na Coppa Bernocchi, primeira clássica do tríptico da Lombardia, ganha pelo italiano Elia Viviani (Cannondale).

O sprinter local foi o mais rápido de um reduzido grupo que chegou isolado à meta e no qual seguia o português Tiago Machado, nono com o mesmo tempo (4:27.06 horas) do vencedor.

“A clássica tinha um circuito, em que passávamos por uma subida. O pelotão fracionou-se e, graças ao José Mendes, entrei no grupo principal e disputei a prova entre os melhores”, descreveu à agência Lusa o ciclista de Famalicão, que considerou o seu lugar “um bom resultado”, uma vez que não corria há 21 dias.

No último teste antes do Mundial, o outro português a cortar a meta depois da ligação de 190,3 quilómetros, com partida e chegada a Legnano, foi José Mendes, que sofreu um furo e terminou na 85.ª posição.

A 96.ª Coppa Bernocchi marcou também o regresso do italiano Vincenzo Nibali (Astana) à competição, depois de vencer a Volta a França, em julho.

Nibali foi 18.º, fechando o grupo que chegou isolado à meta.