O português Tiago Machado (Katusha) subiu hoje ao oitavo lugar da classificação geral do Tour Down Under em bicicleta, na Austrália, ao terminar na sétima posição a quinta etapa, vencida pelo anfitrião Richie Porte (Sky).

O vencedor da Volta ao Algarve de 2012 concluiu os 151,5 quilómetros da etapa ‘rainha’, entre McLaren Vale e Willunga Hill, com duas contagens de montanha de primeira categoria, em 03:37.32 horas, menos nove do que o compatriota Rohan Dennis (BMC), que manteve a liderança da corrida, mas apenas com dois segundos de vantagem sobre Porte.

Tiago Machado foi o sétimo a cruzar a meta, que coincidia com a segunda subida ao Willunga, com um atraso de 24 segundos para o vencedor da tirada. Na classificação geral, o corredor natural de Famalicão subiu quatro lugares, para o oitavo, a 46 segundos do líder.

“Etapa rainha da prova com chegada a famosa subida de Willunga. Ambiente simplesmente fantástico em toda a subida, hoje já estive mais perto dos melhores mas mesmo assim sem capacidade para fazer além do sétimo lugar. Parabéns aos meus adversários pois foram bem mais fortes”, escreveu Tiago Machado na sua conta oficial no Facebook.

No domingo, o pelotão da corrida australiana vai enfrentar 90 quilómetros, num circuito de 4,5 quilómetros em Adelaide, na sexta e última etapa.