O ciclista português Tiago Machado (RadioSchack) terminou hoje em quinto lugar a quinta e decisiva etapa do Tour Down Under, e subiu ao sexto posto da geral, que tem em Tom Jelte Slagter o novo líder.

No percurso de 151,5 quilómetros entre McLaren Vale e Pld Willunga Hill, a vitória coube ao australiano Simon Gerrans (Orica GreenEdge), com 3:36:25 horas, o mesmo tempo do novo camisola amarela, Slagter.

O português ficou a 13 segundos da frente, o que lhe permitiu chegar a sexto na classificação geral, com o mesmo tempo do ex-líder, o britânico Geraint Thomas (Sky), campeão olímpico de perseguição em pista em Londres2012.

Na etapa de hoje, o pelotão impôs um ritmo forte desde início e bastaram 20 quilómetros para surgir a primeira fuga do dia, protagonizada por um grupo de sete ciclistas, que chegou a ter uma vantagem de 3.30 minutos.

As equipas RadioSchack e Blanco não tinham nenhum corredor na fuga e tentaram chegar aos “fugitivos”, o que aconteceu ao quilómetro 103, no início da subida de Old Willunga.

Foi um momento-chave para Tiago Machado, que juntamente com Javier Moreno, Eros Capecchi e Jose Herrada, da Movistar, começaram os ataques individuais ou em pequenos grupos, levando a que Slagter se colasse à frente. 

Não foi, contudo suficiente, para alcançar o vencedor da etapa, Simon Gerrans, vencedor no último ano e que apenas terá ficado desta vez fora da luta pelo Tour Down Under devido a alguns problemas de saúde que o afetaram durante a semana.