O belga Tom Bonnen, quatro vezes vencedor da Paris-Roubaix e três da Volta a Flandres, foi hoje operado ao cotovelo esquerdo, segundo comunicado divulgado pela sua equipa, a Omega Pharma.

O ciclista, de 32 anos, eleito melhor desportista belga de 2012, foi operado no domingo passado na clínica Herentals, na Bélgica, após uma queda, durante um treino numa bicicleta de montanha, num bosque perto da sua casa.

O corte, aparentemente inofensivo, permitiu que uma bactéria penetrasse no organismo do ciclista, o que causou uma inflamação.

«Caí e aleijei-me no cotovelo esquerdo. Era só um corte. Limpei-me e desinfetei a ferida assim que cheguei a casa. Tudo estava bem, até que, no sábado, o meu cotovelo começou a inchar», disse o ciclista.

Após uma deslocação ao hospital, Bonnen foi submetido a um tratamento com antibióticos, para travar a infeção, e foi-lhe dito que o problema seria resolvido com uma intervenção cirúrgica.

«Agora, quero recuperar-me bem e o mais rápido possível. Talvez para a próxima semana volte a pensar em competição. Este problema não poderia ter chegado em pior altura», concluiu.