A Ineos decidiu-se por apresentar dois chefes de fila, Geraint Thomas e Egan Bernal, na Volta a França em bicicleta, que se inicia no dia 06 de julho em Bruxelas.

A formação hoje tornada pública pela equipa inglesa, que até abril se chamava Sky, torneia assim a impossibilidade de contar com o britânico Chris Froome, já apontado para líder, mas que se lesionou com gravidade no Dauphiné.

"Depois do sucesso do ano passado, tomámos a decisão de entrar na corrida com dois co-líderes", disse em comunicado da Ineos Dave Brailsford, o 'patrão' da equipa, explicando assim o não dar primazia ao galês, vencedor no ano passado, sobre o jovem colombiano.

"Geraint e Egan têm confiança mútua e pensamos que esta abordagem vai oferecer a maior flexibilidade na corrida e as maiores hipóteses de sucesso", reforçou.

Sete dois oito elementos da equipa do ano passado regressam, com única exceção a ser justamente Froome, que caiu no dia 12, no Dauphiné, uma situação de que resultaram fraturas graves. A novidade na equipa é o holandês Dylan van Baarle.

No apoio a Thomas e Bernal vão estar o holandês Wout Poels, primeiro na etapa-rainha do Dauphiné, e o polaco Michal Kwiatkowski, campeão do mundo em 2014.

"Estou impaciente por partilhar as responsabilidades de liderança com 'G' e fazer tudo o que está ao nosso alcance para levar a Ineos a vencer o seu primeiro Tour", disse Bernal, de 22 anos, vencedor esta época de duas importantes provas de sete dias ganhas, a Paris-Nice e a Volta à Suíça.

Thomas, que é dez anos mais velho, abandonou na Suíça por queda, mas diz que "desde então" se tem treinado e que se sente "preparado". "Em discussões na equipa, pensamos que é lógico começar a corrida com dois co-líderes porque isso nos dará mais opções", vincou o galês.

A equipa da Ineos no Tour será composta por Geraint Thomas (GB), Egan Bernal (Col), Jonathan Castroviejo (Esp), Michal Kwiatkowski (Pol), Gianni Moscon (Ita), Wout Poels (Hol), Luke Rowe (GB), Dylan van Baarle (Hol).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.