O Troféu Joaquim Agostinho, cuja 37.ª edição se disputa entre 10 e 13 de julho, contará com 131 ciclistas, em representação de 17 equipas, anunciou hoje em Torres Vedras a comissão organizadora da prova.

Nesta 37.ª edição da prova, em que se homenageia o antigo corredor português, cuja morte se deu há 30 anos, estão inscritos 131 corredores de 13 nacionalidades e de 17 equipas, oriundas dos continentes asiático, americano e europeu, afirmou em conferência de imprensa Francisco Manuel Fernandes, presidente da comissão organizadora.

Entre os favoritos à camisola amarela estão o vencedor do ano passado, Eduard Prades, da equipa Quinta da Lixa, e os equatorianos Byron Gama e José Ragonessi.

A prova conta com os principais nomes do pelotão português e junta ainda equipas do Japão, Colômbia, Equador, República Checa, Espanha e França.

A prova arranca no dia 10, com um contrarrelógio individual de 7,6 quilómetros na cidade de Torres Vedras, em que os ciclistas vão "subir sete vezes a Serra da Vila".

No segundo dia, corre-se a primeira etapa (170,3 quilómetros), que liga Manique do Intendente, em Azambuja, à vila de Sobral de Monte Agraço, seguindo-se uma segunda etapa (dia 12), de 147,5 quilómetros, entre a localidade de Atouguia da Baleia, em Peniche, e Torres Vedras.

O quarto dia (13) está reservado à "etapa rainha", um troço de 164 quilómetros entre São Martinho do Porto (Alcobaça) e o parque eólico da localidade de Carvoeira (Torres Vedras), cuja passagem pela Serra do Montejunto deverá ser decisiva para determinar o camisola amarela.

A organização anunciou, como novidade para este ano, a realização na cidade de Torres Vedras do campeonato nacional de paraciclismo, uma disciplina inscrita há dois anos na Federação Portuguesa de Ciclismo.

Laura Rodrigues, vereadora do Desporto da câmara de Torres Vedras, revelou, que a autarquia tem "em andamento" o projeto do Museu Joaquim Agostinho, natural do concelho, e quer abri-lo ao público em 2016.

Percurso:

10 jul: Prólogo, Avenida 5 de Outubro- Rua António Leal de Ascensão, Torres Vedras, 7,6 km.

11 jul: 1ª etapa, Manique do Intendente (Azambuja)- Sobral de Monte Agraço, 170,3 km.

12 jul: 2ª etapa, Atouguia da Baleia (Peniche)- Torres Vedras, 147,5 km.

13 jul: 3ª etapa, São Martinho do Porto (Alcobaça)- Carvoeira (Torres Vedras), 164 km.