A União Ciclista Internacional (UCI) vai abrir «um amplo debate» sobre os atuais problemas e o futuro do ciclismo, anunciou, esta quarta-feira, o presidente do organismo, Pat McQuaid.

A consulta, que será feita a todos os envolvidos na modalidade, deve, segundo McQuaid, encontrar pontos de partida para «restabelecer a confiança no ciclismo», depois dos sucessivos casos de doping nos últimos anos.

A ideia da UCI é iniciar a consulta no primeiro trimestre de 2013 e debater o futuro do ciclismo e a forma de solucionar os problemas que têm mergulhado a modalidade numa grave crise.

McQauid garantiu que «todos vão ser convidados a participar na consulta que pretende fazer com que o ciclismo continue a ser apaixonante» e acrescentou: «Devemos trabalhar juntos para superar as consequências do caso Armstrong, que tantos danos causou ao nosso desporto».

A 22 de outubro, a UCI retirou ao norte-americano Lance Armstrong as suas sete vitórias na Volta a França em bicicleta, na sequência do relatório da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) que acusa o corredor norte-americano de dopagem sistemática.