O ciclista britânico Geraint Thomas (Sky) vai tentar confirmar hoje a vitória na 41.ª Volta ao Algarve, sucedendo no palmarés ao polaco Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep).

O galês vai partir para a última etapa, uma tirada em linha de 184,9 quilómetros entre e Almodôvar e Vilamoura, com 27 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, precisamente o vencedor do ano passado, e 1.11 minutos sobre o terceiro, o português Tiago Machado (Katusha).

Kwiatkowski deve respeitar o acordo implícito de não atacar o camisola amarela numa etapa de consagração, até porque o final é próprio para ‘sprinters’.

Com três segundos de vantagem para o australiano Richie Porte (Sky), que venceu no alto do Malhão no sábado, Tiago Machado também deverá subir ao pódio no terceiro lugar, tal como aconteceu em 2010.

Depois da partida, dada simbolicamente às 10:20 em Almodôvar, o pelotão de 167 unidades passará pela primeira meta volante aos 30,6 quilómetros e pela segunda aos 123, tendo pelo meio uma contagem de terceira categoria, no Ameixial (61).