O ciclista italiano Elia Viviani (Cannondale) venceu na quinta-feira ao “sprint” a quarta etapa da Volta ao Colorado, em mais um dia em que Bruno Pires (Tinkoff-Saxo) voltou a ser o melhor português.

Numa etapa com partida e chegada em Colorado Springs, o vencedor foi decidido pela primeira vez nesta edição com uma chegada em pelotão compacto.

Viviani garantiu a sexta vitória do ano em etapas, batendo ao “sprint” o suíço Martin Kohler (BMC Racing Team) e o romeno Serghei Tvetcov (Jelly Belly), segundo e terceiro, respetivamente.

Bruno Pires cruzou a meta no 25.º posto, com o mesmo tempo do vencedor e dos outros dois portugueses, ambos da NetApp Endura: José Mendes, 35.º, e Tiago Machado, 37.º.

Tiago Machado - que chegou a ser terceiro classificado na última Volta a França, acabando por ser “desalojado” do pódio à décima etapa depois de uma queda que quase o forçou a desistir - contou à agência Lusa que a quarta etapa tinha características de circuito “que faz doer bem as pernas”.

“Hoje [quinta-feira] foi dia de circuito e daqueles que faz doer bem as pernas. Tive uma prova sem percalços, consegui acompanhar os melhores e ver o [Elia] Viviani a festejar”, comentou o português.

A classificação geral da corrida continua a ser liderada pelo norte-americano Tejay van Garderen (BMC), com uma vantagem de 20 segundos sobre o polaco Rafal Majka, colega de Bruno Pires na Tinkoff-Saxo.

Bruno Pires manteve o 13.º lugar, a 2.28 minutos do líder, enquanto os outros dois portugueses subiram na geral. Tiago Machado, que era 32.º, fecha agora o grupo dos 30 melhores, a 15.08 minutos do primeiro, enquanto José Mendes subiu três posições, surgindo agora no 45.º posto, a 30.44 minutos de Van Garderen.

Hoje disputa-se a quinta e antepenúltima etapa da Volta ao Colorado, uma tirada de 167 quilómetros, entre Woodland Park e Breckenridge, sem grandes dificuldades montanhosas e propícia a nova decisão ao “sprint”.