A edição de 2015 da Volta a França em bicicleta vai arrancar com um contrarrelógio de 13,5 quilómetros na cidade de Utrecht, na Holanda, anunciou hoje a organização.

«Depois de duas edições [Córsega em 2013, Yorkshire em 2014] que começaram com uma etapa em terreno plano, voltaremos à tradição de começar o Tour com um contrarrelógio», afirmou hoje o diretor da prova, Christian Prudhomme, durante uma conferência de apresentação, na Holanda.

O direto do Tour divulgou que «o percurso será bastante plano, dirigido a especialistas do contrarrelógio e a roladores», que vai passar pelo centro de Utrecht e por locais emblemáticos da cidade holandesa com mais de 300.000 habitantes.

O contrarrelógio da primeira etapa está marcado para um sábado, 04 de julho de 2015, não tendo, como habitual, a designação de prólogo.

«As regras da União Internacional de Ciclismo (UCI) define oito quilómetros de distância máxima de um prólogo», explicou o diretor do Tour.

Na edição de 2010, Utrecht tinha sido preterida pela "vizinha" Roterdão como localização do início da mediática prova velocipédica.

«Em Utrecht, o ciclismo é um modo de vida. Há muitas mais bicicletas do que pessoas. Este é o meio de transporte número um da cidade», frisou o diretor do Tour.

Em 102 edições da Grande Boucle, que se cumprem em 2015, esta será a 21.ª partida fora de França e a sexta na Holanda, um recorde para um país estrangeiro.