Num ano sem Jogos Olímpicos nem Campeonato da Europa de futebol, e onde o Mundial é disputado no Inverno, a Volta a França em bicicleta ganha um ainda maior lugar de destaque no cenário desportivo mundial, apenas comparável com o torneio de ténis de Wimbledon.

A prova é organizada pela Amaury Sport Organization, empresa proprietária do jornal 'L'Equipe' e também responsável por preparar a Volta a Espanha e o Rally Dakar. Todavia, o 'Tour' é a joia da coroa, representando cerca de dois terços da faturação anual da empresa (total de 200 ME/Ano).

A 'Grand Boucle' é seguida anualmente por cerca de 3,5 biliões de espectadores espalhados por 190 países para onde a prova é transmitida. Com efeito, sessenta por cento da faturação da prova é oriunda dos direitos televisivos, sendo os restantes quarenta por cento oriundos dos seus cinquenta patrocinadores (30%) e ainda das cidades que acolhem a corrida (10%).

Neste último caso, uma cidade que queira ser palco da partida de uma etapa do 'Tour' terá de desembolsar cerca de 100 mil euros, enquanto que quem quiser receber o final de uma tirada terá de pagar algo como 650 mil euros.
Tais valores acabam por ser inflacionados cada vez que a prova passa as fronteiras gaulesas. Tal prática tem vindo a ser habitual nos últimos anos, com países como Inglaterra, Alemanha, Itália ou Países Baixos a receberem etapas do 'Tour'.

Este ano foi a vez da Dinamarca receber os três primeiros dias da prova; neste caso o investimento terá rondado os doze milhões de euros, englobando, não só os dias de prova em si, como também os dias anteriores à prova.

Segundo o site 'Velo News', uma cidade que albergue uma ou várias etapas do Tour pode ver o seu investimento multiplicado dez vezes. Tal se deve, não só às potenciais receitas no que a hotelaria, turismo e empresas de serviços diz respeito, mas também no que toca à promoção das regiões.

Com efeito, o 'Tour' funciona também como plataforma de publicidade. A prova conta com mais de nove milhões de seguidores nas redes sociais e o seu site foi visitado por mais de catorze milhões de pessoas em 2021.

Para além da organização, patrocinadores e as cidades, também os ciclistas recebem prémios de valor significativo. Na edição deste ano serão distribuídos cerca de 2,2 milhões de euros. O vencedor da prova receberá 500 mil euros, o segundo 200 mil e o terceiro 100 mil euros. O vencedor de cada etapa receberá 11 mil euros, o segundo 5.500 euros e o terceiro 2.800 euros.

A Volta a França decorre entre os dias 7 e 24 de Julho, dia da chegada aos Campos Elíseos em Paris.