O diretor desportivo do Sporting-Tavira, Vidal Fitas, prometeu hoje encarar da mesma forma a Volta a Portugal em bicicleta apesar da ausência do “líder” Joni Brandão.

“Não é fácil substituir um corredor que é líder. É uma baixa de vulto, uma opção a menos, mas é assim a vida e nós não conseguimos controlar os problemas de saúde”, referiu Vidal Fitas, em declarações à agência Lusa.

O segundo classificado da Volta a Portugal em bicicleta de 2015 vai falhar a prova deste ano devido a uma “paragem obrigatória”, por “motivos de foro clínico”, anunciou hoje o Sporting, em comunicado.

“Vamos abordar a Volta da mesma forma, com menos uma opção, é certo, mas com a mesma ambição. Agora, não consigo dizer qual a estratégia, mediante esta alteração. É evidente que o [Rinaldo] Nocentini e o [Alejandro] Marque vão ficar com as responsabilidades e o que vai mudar será, sobretudo, a forma de trabalhar do resto da equipa”, explicou o responsável ‘leonino’, acrescentando que irá escolher um dos suplentes durante o próximo fim de semana.

Numa mensagem na sua página oficial no Facebook, Joni Brandão lamentou a sua ausência da Volta a Portugal.

“É com profunda tristeza que partilho com vocês que este ano não estarei presente na Volta a Portugal. Por motivos clínicos não poderei competir. É irónico, mas também é verdade que em alguns momentos a vida nos troca a volta. Após uma época de trabalho duro, de rigor, sacrifício, preparação, dedicação, sou obrigado a ficar ‘de fora’ da Volta a Portugal. É um momento difícil, especialmente, pelos objetivos que haviam sido definidos para esta época. Neste momento resta me recuperar para que possa voltar com toda a força”, escreveu.

Além do segundo lugar em 2015, Brandão, de 27 anos e que foi contratado este ano pelo Sporting-Tavira, já terminou a corrida lusa na quarta posição, em 2014, e na quinta, em 2016.

Joni Brandão integrava a lista de oito pré-inscritos pelos 'leões' para a 79.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, que vai ser disputada entre 04 e 15 de agosto.