O ciclista português Amaro Antunes (W52-FC Porto) vai enfrentar hoje o primeiro grande teste à sua recém-conquistada liderança, na nona etapa da Volta a Portugal, que termina no alto da Senhora da Graça.

Antunes parte para a penúltima tirada decisiva da 82.ª edição da prova rainha do calendário nacional com 14 segundos de vantagem para o espanhol Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) e 18 sobre o compatriota Frederico Figueiredo (Efapel).

Os 88 corredores vão partir às 13:10 horas de Boticas e logo ao quilómetro 21,1 encontrarão a primeira contagem de montanha do dia, uma quarta categoria instalada em Sabroso de Aguiar, que antecede a meta volante de Pedras Salgadas (25,9).

Depois de ultrapassarem a meta volante de Vila Real (58,8), os ciclistas vão enfrentam três contagens de montanha consecutivas, a primeira das quais uma terceira categoria em Torgueda (70,8).

Segue a quarta categoria no Velão (80,5), antes da primeira grande dificuldade, o alto do Barreiro, uma primeira categoria instalada ao quilómetro 101,2, onde chegarão após quase 10 quilómetros de subida.

Após essa dificuldade, será um pelotão já muito fracionado aquele que empreenderá a subida de quase oito quilómetros ao alto da Senhora da Graça, uma das mais míticas e simbólicas chegadas da Volta a Portugal, já depois de ser atravessada a última meta volante do dia, em Mondim de Basto (133,8).

Amaro Antunes, que no ano passado vestiu a amarela da edição especial após triunfar no topo do Monte Farinha, António Carvalho (Efapel) e Gustavo Veloso (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) são os homens que conhecem a sensação de erguer os braços na Senhora da Graça, com André Cardoso (Efapel) a aparecer também no palmarés dos vencedores, devido à desclassificação de João Cabreira em 2009.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.