O ciclista polaco Pawel Bernas (Activejet) venceu hoje a quarta etapa da 33.ª Volta ao Alentejo e é o novo camisola amarela da prova.

O polaco ganhou vantagem aos adversários nos derradeiros 1.500 metros da etapa, em Vila Nova de Santo André, deixando para trás o espanhol Delio Fernandez (W52-Quinta da Lixa), que cortou a meta cinco segundos depois, na frente do pelotão e à frente de Sérgio Sousa (LA-Antarte).

“Estava a tentar chegar à vitória desde o primeiro dia, estive sempre nas fugas dos últimos quilómetros e hoje finalmente consegui. Ataquei quando faltavam 1,5 quilómetros para o final e foi a melhor decisão que tomei”, confessou o corredor polaco, que se lançou com um grupo de seis corredores quando faltavam percorrer 12 dos 143,7 quilómetros entre Aljustrel e Vila Nova de Santo André.

Nas contas da ‘Alentejana’, e a faltar apenas um dia para o final, Bernas, que no fim de semana passado venceu a primeira etapa do Troféu Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, lidera com cinco segundos de vantagem sobre Fernandez e o neozelandês James Oram (Team Axeon), com Manuel Cardoso (Team Tavira), o anterior comandante, a ocupar a quarta posição, a 11 segundos do novo líder.

No domingo, a quinta e última etapa começa em Alcácer do Sal e vai terminar 175,1 quilómetros depois em Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015.