O belga Jordi Meeus foi hoje relegado do segundo lugar para o final do pelotão que cruzou primeiro a meta da primeira etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, por ‘sprint’ irregular.

Meeus cortou a meta no segundo posto, atrás do neerlandês Fabio Jakobsen (QuickStep-Alpha Vinyl), e à frente do francês Bryan Coquard (Cofidis), agora promovido ao segundo posto, com o norueguês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) a subir a terceiro.

Jakobsen, que já tinha vencido na corrida precisamente em chegadas a Lagos em 2019 e 2020, somou o terceiro triunfo na ‘Algarvia’ ao cumprir a ligação entre Portimão e Lagos, de 199,1 quilómetros, em 4:56.29 horas.

O melhor português foi Rui Oliveira (UAE Emirates), no quinto lugar, numa tirada marcada por duas quedas já dentro dos últimos 40 quilómetros, a primeira em massa e a segunda num estreitamento de estrada.

Na quinta-feira, a segunda de cinco etapas liga Albufeira ao alto da Fóia, em Monchique, uma chegada em alto de primeira categoria, após as passagens em Picota (segunda) e Pomba (terceira).