O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) consolidou hoje a liderança da Volta aos Emirados Árabes Unidos, após ser terceiro na quarta etapa, vencida pelo australiano Caleb Ewan (Lotto-Soudal).

Na dura e inclinada rampa (com zona de 17% de inclinação) na chegada à barragem de Hatta, onde estava instalada a meta, 197 quilómetros após a partida em Palm Jumeirah, Ewan foi mais forte e ganhou em 4:27.07 horas.

O italiano Matteo Moschetti (Trek-Segafredo) foi ultrapassado nos metros finais e cortou a meta dois segundos depois de Ewan, com o mesmo tempo de Roglic.

O esloveno ganhou alguns segundos aos principais adversários e passou a ter 21 sobre o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que esteve envolvido numa queda a menos de sete quilómetros da meta, e 38 sobre o francês David Gaudu (Groupama-FDJ).

Rui Costa (UAE-Emirates) voltou hoje a ser o melhor português, na 41.ª posição, a 32 segundos, e subiu à 21.ª posição, a 2.20 minutos, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) desceu para 71.º, a 15.27, depois de ter sido 123.º na etapa, a 7.06 do vencedor.

A quinta etapa corre-se na quinta-feira, com a ligação entre a Flag Island, em Sharjah, e Khor Fakkan, num total de 181 quilómetros.