O ciclista canadiano Michael Woods (Education First-Cannondale Drapac) venceu hoje a 17.ª etapa da Volta a Espanha, cortando a meta isolado na chegada, entre nevoeiro, a Balcón de Bizkaia.
Woods, de 31 anos, cumpriu os 157 quilómetros entre Getxo e Balcón de Bizkaia em 4:09.48 horas, à frente do belga Dylan Teuns (BMC), segundo, a cinco segundos, e do espanhol David de la Cruz (Sky), terceiro, a 10.
Depois de integrar uma fuga de 26 elementos, que também incluiu o português José Mendes (Burgos-BH), Woods usou de vários ataques na subida final para bater as intenções de Teuns e La Cruz, somando nova ‘alegria’ na ‘Vuelta’, que terminou em sétimo em 2017.
No final, o canadiano admitiu ser “difícil descrever” o final, com “tantas pessoas a gritar à beira da estrada”, além de estar a correr após um problema na família.
“O meu diretor, Juanma Garate, disse-me pela rádio ‘faz isto pela tua família’. Há dois meses, a minha mulher e eu perdemos um filho durante o parto. Perdemos o nosso menino, chamar-se-ia Hunter. Na subida, pensei nele e queria ganhar por ele”, contou.
Outro dos vencedores do dia foi o belga Thomas de Gendt (Lotto Soudal), que aproveitou a fuga para assumir a liderança da classificação da montanha, a quatro dias do fim.
Na classificação geral, o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) segurou a camisola vermelha de líder da geral, mas viu o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), segundo, reduzir para 25 os segundos de diferença, com o também espanhol Enric Mas (Quick-Step Floors) a subir a terceiro, a 1.22 minutos.
Depois de ter reforçado a liderança no ‘crono’ de terça-feira, o britânico devia ter enfrentado vários ataques, mas o irmão e colega de equipa, Adam, ‘escudou’ o chefe de fila de todas as tentativas.
Ainda assim, na subida até à meta, Valverde e Mas lograram conquistar oito segundos em relação ao líder, enquanto o colombiano Nairo Quintana (Movistar), o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) e o holandês Steven Kruijkwijk (LottoNL-Jumbo) perderam tempo.
O colombiano Miguel Ángel López (Astana), que atacou nos últimos dois quilómetros, subiu a quarto, agora a 1.36 minutos, e será, a par de Valverde e Mas, um dos poucos corredores capazes de ‘roubar’ a vermelha a Yates.
José Mendes acabou por cortar a meta em 39.º lugar, subindo ao 95.º posto na geral, a 20 lugares de Nelson Oliveira (Movistar), o luso mais bem posicionado.
Oliveira também foi 75.º na etapa, dois lugares à frente de Tiago Machado (Katusha-Alpecin), que subiu ao 82.º lugar da geral.
Na quinta-feira, a 18.ª etapa liga Ejea de los Caballeros a Lleida em 186,1 quilómetros, numa tirada sem contagens de montanha que poderá favorecer os ‘sprinters’ ainda em prova.
Comentários