O Brasil venceu hoje o Irão, por 4-3, na segunda jornada do grupo C do Campeonato do Mundo de futebol de praia, numa partida em que os 'canarinhos' tiveram de se aplicar para garantir o triunfo.

Isto porque os iranianos surpreenderam com uma forte entrada de jogo, chegando a construir uma vantagem de 3-1, que os brasileiros tiveram de contrariar ao longo do jogo, até conseguirem a reviravolta e o triunfo final.

A equipa do médio oriente, que já tinha surpreendido ao vencer a Espanha na ronda inaugural, voltou a causar espanto, jogando de forma desinibida e assertiva, com um futebol direto, que lhe permitiu chegar a uma vantagem de dois golos (3-1).

Valeu ao Brasil uma reação nos últimos segundos do parcial inicial para chegar ao empate a três bolas, através de uma grande penalidade, apontada por Bruno Xavier, e de um remate acrobático de Fokinha.

A igualdade tornou o segundo período uma autêntica batalha por cada pedaço de terreno, com o Brasil, que desperdiçou uma grande penalidade, a tentar impor mais técnica sobre um Irão mais forte fisicamente, mas ambos sem eficácia para evitar que as decisões se arrastassem para o último parcial.

Aí os 'canarinhos' voltaram a encontrar-se com os golos e, aproveitando uma falha de marcação do Irão, operaram a reviravolta no marcador, fixando o 4-3, por Mauricinho.

Com o avançar do cronómetro, a frescura física dos iranianos foi-se esgotando, permitindo ao Brasil pressionar em busca do golo da tranquilidade, impedido, duas vezes, pelo poste da baliza contrária, acabando por se manter a vantagem mínima.

As decisões deste grupo C são serão dissipadas na próxima terça-feira, com o Brasil, que lidera o grupo com seis pontos, a defrontar a Espanha, que soma três, e o Irão, também com três pontos, a encontrar-se com o México.

Jogo na Praia da Baía, em Espinho.

Irão - Brasil, 3-4.

No final do primeiro período: 3-3.

No final do segundo período: 3-3.

Marcadores:

1-0, Akbari, 02 minutos.

1-1, Fernando DDI, 02.

2-1, Akbari, 04.

3-1, Ahmadzadeh, 5.

3-2, Bruno Xavier, 12 (grande penalidade).

3-3, Bokinha, 12.

3-4, Mauricinho, 26.

Equipas:

- Irão: Hosseini, Akbari, Morshedi, Boulakbashi e Ahmadzadeh. Jogaram ainda, Moradi, Naderi, Dara, Mokhtari, Mesigar e Behzadpour.

Selecionador: Marco Octávio.

- Brasil: Mão, Fernando DDI, Bruno Xavier, Rodrigo e Datinha. Jogaram ainda, Gabriel, Catarino, Mauricinho, Rafinha, Bokinha e Jorginho.

Selecionador: Júnior Negão.

Árbitro: Gionni Matticoli (Itália) e Sofien Benchabane (França).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Hossein (15), Bruno Xavier (23) e Bokinha (24).

Assistência: 3.500 espetadores.